quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma breve entrevista para saber como está sendo a luta e a solidariedade com as zeladoras demitidas na UNIVILLE.

1) Na sexta-feira aconteceu um ato em solidariedade as zeladoras. Onde foi o ato? O que acontecia no auditório da UNIVILLE? Quais foram as reações das zeladoras e demais trabalhadoras? Como a instituição reagiu?
Na sexta-feira (7/05), os estudantes prestaram um ato de solidariedade às 55 zeladoras que foram demitidas da UNIVILLE. O ato ocorreu no auditório, onde estava tendo uma homenagem ao dia das mães feita pela reitoria. Nesse ato os estudantes entregaram uma carta à reitoria pedindo explicações sobre as demissões.

2) O DCE está prestando solidariedade as zeladoras demitidas. Como está sendo o diálogo com as zeladoras? Como está o dialogo com o sindicato ? Como está o envolvimento dos outros movimentos sociais, as entidades e organizações políticas?
No primeiro momento o DCE conversou com as zeladoras para saber o que de fato aconteceu, as mesmas relataram o constrangimento que sofreram pela administração da Universidade e os pontos que elas querem que seja revisto pela administração. Procuramos o sindicato, aonde vieram e conversaram com as zeladoras nessa segunda-feira (10/05), se disponibilizaram em ajudá-las com os processos judiciais, mas em momento algum na luta. Os movimentos sociais, e alguns Centros Acadêmicos estão dia-a-dia na luta, estamos fazendo panfletagem todas as noites na universidade, passando em salas de aula e convidando todos os acadêmicos a participarem da assembléia que ocorrera na quinta-feira (13/05), as 20:30 em frente ao banco HSBC na UNIVILLE.

3) Na segunda-feira aconteceu uma panfletagem e recolhimento de assinaturas contra as demissões e pedindo a recontratação. As reivindicações foram construídas pelo DCE ou ocorreu participação das zeladoras ? Como os-as estudantes estão recebendo as atividades do DCE e as demissões ?
As reivindicações que o DCE construiu foi a partir das conversas que tivemos com as zeladoras. Alguns acadêmicos acham que a terceirização do serviço é um processo comum, aonde em muitos lugares isso vem ocorrendo de forma natural e que a UNIVILLE precisa diminuir os gastos. O caráter comunitário que a UNIVILLE diz ter está sendo ?esquecido? vivemos no coletivo, onde o nosso principal dever como cidadão é de prestar solidariedade ao próximo. Essas mulheres, mães de família, donas de casa, não tem o dever de arcar com a falta de infra-estrutura que a UNIVILLE diz estar sofrendo. Em conversa com o professor Raul, o mesmo disse que: ?As demissões das zeladoras não são por causa dos custos, terceirizando ou não o serviço a universidade continua com o mesmo déficit.? Não podemos esquecer todos os serviços que hoje já são terceirizados dentro da UNIVILLE, de que a cada ano a permanência do acadêmico é mais difícil de garantir. Qual é o real serviço comunitário que a universidade faz?

4) No olhando as atividades, como vcs estão as percebendo, saldo positivo, está ocorrendo uma mobilização ? A administração da UNIVILLE já se colocou a disposição de dialogar com DCE ? Durante esses três dias de panfletagem e conversa com os acadêmicos, percebemos que esse assunto esta repercutindo em salas de aula, os acadêmicos estão interessados em saber o que de fato esta acontecendo com a UNIVILLE. Ainda não compreendemos o real motivo das demissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário